7 dicas importantes para cuidar da saúde da mulher

Nesse cenário, é essencial que toda mulher identifique hábitos nocivos e cuide da própria saúde. Confira dicas de cuidados com a saúde da mulher:

1. Cuide das suas emoções

Cuidar da saúde mental e prevenir condições psicológicas graves é muito importante para conseguir manter a rotina com qualidade de vida. Além dos sintomas de depressão, outros transtornos mentais podem surgir, como ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares. Para isso, é importante criar um tempo para si mesma, ser positiva, falar o que sente e ter relações pessoais saudáveis.

2. Conheça o próprio corpo

Você acha que conhece seu corpo? Seja por tabu ou valores sociais, muitas mulheres não conhecem o próprio corpo. Segundo o Ministério da Saúde, a saúde sexual e o autoconhecimento são essenciais para mulheres serem saudáveis física e emocionalmente. Porém, poucas sabem sobre a anatomia e o funcionamento do corpo. Busque dar atenção ao seu corpo, aos movimentos e as sensações que você sente todos os dias. Praticar meditação pode ajudar.

3. Mantenha uma alimentação saudável

Frutas, legumes, verduras e grãos integrais devem ser a base da alimentação de todas as pessoas. Além de ajudar a deixar o organismo com o sistema imunológico mais forte, prevenindo doenças, comer corretamente e de forma equilibrada ajuda a reduzir o estresse.

4. Pratique atividade física

Você não precisa ir à academia para se exercitar. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recomenda começar devagar, caminhando mais na rua durante o dia a dia e fazendo alongamento em casa. Depois escolha atividades como natação ou aulas coletivas. Escolha algo que te dê prazer.

5. Durma bem

Dormir bem ajuda a prevenir doenças, reduz o estresse e melhora o humor. Portanto, tente criar uma rotina de sono com horários regulares para dormir e acordar. Além disso, coma alimentos leves no jantar, diminua a exposição à luz durante a noite e faça atividades relaxantes à noite como ler, pintar e meditar. Também é recomendado evitar ver televisão e mexer no celular antes de dormir.

6. Faça check-up

Exames de rotina são uma forma de reconhecer problemas de saúde e diagnosticar condições precocemente. Muitas doenças são silenciosas e descobrir de forma tardia dificulta o sucesso do tratamento e de cura. Portanto, é importante realizar um acompanhamento médico com frequência e realizar os exames indicados.

Por exemplo, o início da coleta do exame Papanicolau, para rastreio do câncer de colo de útero, deve ser feito aos 25 anos de idade. Já a mamografia, o Ministério da Saúde recomenda realizar a cada dois anos entre 50 e 69 anos de idade.

7. Busque ajuda em caso de violência

A violência contra as mulheres pode afetar todas as faixas etárias, classes sociais, etnias e orientações sexuais. Se está passando por alguma situação de ameaça, se alguém te humilha, limita sua liberdade, oprime ou agride, peça ajuda! Converse com pessoas de confiança e denuncie. Qualquer pessoa que precisar de informações ou que queira fazer uma denúncia de um relacionamento abusivo pode ligar de forma gratuita e anônima para o Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.

Lembre-se que esta data não é apenas para dar flores e fazer homenagens. Cuide da sua saúde e incentive as mulheres ao seu redor a mudarem os hábitos. Todas elas podem ganhar mais qualidade de vida!

Se você deseja conhecer ainda mais sobre a saúde da mulher temos um e-book completo para você.Nesse e-book vou te ensinar e te entregar dicas preciosas para realizar o auto cuidado, conhecer melhor o seu corpo em todas as suas fases. Aqui vou te contar sobre a saúde da mulher de forma descomplicada e sem tabus.

– Dicas de saúde íntima e autocuidado

– Curiosidades sobre saúde da mulher

– Como escolher o sabonete íntimo ideal

– Dicas com Óleo de Coco

– Melhor tipo de Calcinha para sua saúde

– Bônus: conhecendo sobre Candidíase.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA AGORA

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Vai Perder Essa? O e-book Receitas Para Secar em 30 Dias

Clique No Botão Abaixo e Adquira Agora, Promoção por Tempo Limitado.