Google

Dor de Cabeça!

por

Dor de cabeça!

Esta queixa está presente em pelo menos 4 de cada 10 consultas.

Existem diversos tipos de dores de cabeça sendo a enxaqueca e a cefaléia (nomenclatura médica para dor de cabeça ) tensional os 2 mais comuns.

Geralmente na percepção do paciente estão associadas ao stress e realmente o stress é um fator, porem outros fatores podem iniciar o quadro. Dentre estes fatores as intolerâncias alimentares surgem como o grande vilão.

As intolerâncias alimentares vêm se tornando cada vez mais comuns e causando sintomas que vão muito além da diarreia ou da constipação. As causas das intolerâncias ainda estão sendo estudadas, já se sabe que a deficiência de enzimas ou a dificuldade das enzimas digestivas atuarem fazem parte do quadro.

Um exemplo comum é a intolerância a lactose. A lactose é o açúcar do leite e para que o organismo possa usar esse açúcar ele precisa ser quebrado em pedacinhos menores e quem faz isso é a enzima lactase. Quem não produz ou produz pouca lactase não consegue digerir esse açúcar que ficará por um tempo mais prolongado no intestino, irá fermentar e  pode vir a causar uma série de sintomas como: diarreia ou constipação, sensação de inchaço abdominal, lesões na pele, dor de cabeça e muitos outros.

Identificar as causas da dor de cabeça é fundamental para evitar o uso continuo de medicação para dor (analgésico como Dipirona, AAS, Paracetamol, etc.) já que estas medicações além de poder levar a problemas gástricos e do fígado podem inclusive levar a uma enxaqueca medicamentosa.

Hoje existem exames que detectam as intolerâncias e a partir dai é feito uma dieta de exclusão (retira-se os alimentos que causam intolerância da dieta) de 6 meses a 2 anos e reavaliações periódicas são feitas.

Durante esse período também é feito o tratamento do intestino eliminando possíveis parasitas intestinais e repondo a flora com lactobacilos adequados. Recuperando assim as funções intestinais de absorção, proteção e produção de elementos essenciais para o organismo.

Dra Vivian Campos - médica CRM SC 15.858/ CRM SP 128.588                               (47) 34339920 Joinville- SC

2 Comments to Dor de Cabeça!

Deixe seu comentário aqui