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A Cafeína – vilã ou heroína?

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Com muita frequência vemos artigos que juram que a cafeína faz bem e outros que pode causar diversos problemas de saúde.
Na minha prática diária também encontrava diversos paciente intolerantes a cafeína e vários outros que não tinham problema algum, ao contrário, se sentiam muito bem com seu consumo diário em altas doses.
A nutrigenômica venho nos esclarecer este mistério! Teste genéticos mostraram existir 2 padrões de expressão genética referentes a cafeína. O perfil tolerante tem a cafeína como aliada para sua saúde já que ela lhe confere proteção cardiovascular, melhora da disposição e inclusive da imunidade.
O perfil intolerante entretanto, tem a cafeína como vilã! Ela pode levar a problemas cardíacos, gera inflamação crônica subclínica – que é um fator de risco para todas as doenças crônicos- degenerativas.
Existem alguns exames no mercado que determinam o perfil de cada um, inclusive já um exame de análise genética.
Na prática uma forma (bem) simplificada de estimar sua tolerância a cafeína é perceber suas reações frente ao cafezinho. Se você é daqueles que toma café até para dormir, sem interferência da qualidade do seu sono é muito provável que você seja do grupo dos tolerantes. Já se você é dos que toma um café as 5 da tarde e a meia noite ainda está elétrico, a cafeína não é sua amiga. Nestes caso está indicado o consumo máximo de 1 xicara de café (pequena) de manhã ou o uso do café descafeinado.
Um fator ao qual precisamos ficar atento é que não temos cafeína apenas no café, claro que o café é um dos alimentos que tem a maior quantidade de cafeína mas conhecer os outros é fundamental principalmente para os intolerantes, para pessoas muito agitas e ansiosas e para os que são portadores de algumas doenças cardíacas aonde o consumo de cafeína não está indicado por aumentar frequência cardíaca e pressão arterial

A tabela a seguir mostra quanta cafeína podemos encontrar nos mais variados alimentos. Confira e se surpreenda!

Alimento (porção em g ou ml) Quantidade de cafeína (mg)

Refrigerante a base de laranja (355ml) 0
Café Instantaneo e descafeinado (240ml) 3
Achocolatado pronto (220ml) 5
Café Filtrado e descafeinado (240ml) 6
Bebida a base de cacau (300ml) 9
Chá branco (240ml) 15
Chocolate ao leite (28g) 20
Chá verde (240ml) 25
Chocolate em pó (28g) 26
Refrigerante a base de cola (355ml) 36
Chá mate (240ml) 47
Café Instantaneo (240ml) 57
Bebida energética – Red bull (250ml) 76
Café Espresso (30ml) 77
Café Filtrado (240ml) 108

Dra Vivian Campos - médica CRM SC 15.858/ CRM SP 128.588                               (47) 34339920 Joinville- SC

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